quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Gerencia de Loja


Perfil(personalidade e liderança) e Habilidades:

Experiência previa em cargos gerenciais.

Gestor de pessoas,inspirador e formador de equipe.

Carisma, simpatia,humildade, alto astral. Determinação, atitude, flexibilidade.

Precisa ser dinâmico (“pau para toda obra”), não pensar duas vezes em colocar a mão na massa e ser o primeiro a dar o exemplo.

Comunicador, versátil,criativo.

Ter capacidade analítica,ser orientado para resultados.

Responsabilidades FUNCIONÁRIOS:

Contratar e formar uma equipe constituída de talentos.

Conhecer cada membro do time sob sua responsabilidade, identificar os talentos, cultivá-los, abrir espaço para que eles façam o que melhor sabem fazer, dedicar maior atenção a eles.

Demitir, advertir e suspender funcionários.

Motivar equipe.

Definir resultados palpáveis, mensuráveis e atingíveis e cobrar por eles.

Criar sistema de apoio e crescimento para os funcionários com dificuldades (vide apresentação Grandes Gerentes).

Montar e cumprir a agenda de avaliação de sua equipe : deve acontecer duas vezes ao ano para os funcionários que respondem diretamente para o gerente de loja..

Formação dos sucessores (coordenadores e AA’s) .

Responsabilidades- LOJA:

Ronda da chegada:cumprimentar cada funcionário pelo nome, observar e comentar o trabalho questão fazendo naquele momento, se inteirar das atividades que estão ocorrendo na loja, dar dicas e orientações de arrumação.

É responsável pela arrumação e exposição da loja de maneira geral: foco em gôndolas, vascas, 5 P, congelados, adega, padaria, frios, açougue, FLV, precificação, limpeza, organização e atendimento direto a todos os envolvidos na operação de loja (Stake Holder’s).

Garantir junto à coordenação que a interface estoque / loja esteja em perfeita harmonia (produtos em estoque estejam expostos na loja).

No começo de cada semana,analisar os números de vendas da loja, manejar adversidades, acompanhar o ticket médio de todos os departamentos da Loja. Analisar as vendas por performance de seção e grupo de produtos e dar orientação a equipe das ações a serem executadas em loja.

Visita semanal a concorrência do bairro.

Autonomia para colocar produtos em promoção (diretamente ou aprovar produtos que coordenação apresenta).

Responsabilidades – CLIENTES

Ser o exemplo máximo para a equipe de como o cliente deve ser tratado na loja. Sempre lembrando que no horário das 17hrs às 20hrs é uma obrigação a dedicação ao atendimento a clientes. Literalmente no chão de loja e não no escritório.

Garantir a entrega dos 4niveis expectativa de satisfação do cliente: precisão, disponibilidade,parceria e aconselhamento.

Criar ambiente pessoal e próximo aos clientes, a cara do dono.

Responsabilidades – CORPORATIVO

Ser o dono da loja: acompanhamento mensal do DRE – analisar a gestão de sua unidade de negócio e mantê-la viável nos níveis de rentabilidade aceitáveis pela empresa.

Fazer a interface com as gerencias da matriz (sem centralizar a informação em uma única pessoa, mas sendo responsável pelas decisões corporativas).

Participar da introdução ou remoção de produtos em linha em sua loja, entender necessidades de cada bairro / público alvo na formação da linha de produtos mais adequada maximizando as vendas.

Sintonia com matriz em relação à adequação da linha de produtos formadores de opinião, assegurando que os mesmos estejam em destaque permanente no chão de loja.

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